Espeleologia é a ciência voltada para o estudo de cavernas. Esta ciência busca conhecer e estudar a formação geológica das cavernas, meio ambiente onde estão inseridas, formas de vida que a habitam, características, formas de preservação, etc. Esta ciência utiliza em seus estudos conhecimentos de outras áreas como, por exemplo, Geologia, Geografia, Biologia, Ecologia, entre outras. O profissional que atua nesta área é chamado de Espeleólogo. 

 

A regulamentação e a definição das diretrizes para os processos de licenciamento ambiental que envolvam o patrimônio espeleológico brasileiro são estabelecidas por diversos parâmetros legais, entre os quais merecem destaque: Constituição do Estado de Minas Gerais (art. 208); Lei Estadual (MG) nº 17.724, de 30 de dezembro de 1994; Decreto n° 99.556, de 1° de outubro de 1990; Decreto nº 6.640, de 7 de novembro de 2008; Resolução CONAMA nº 237 , de 19 de dezembro de 1997; Resolução CONAMA 347 de 10 de setembro de 2004; Portaria IBAMA nº 887, de 15 de julho de 1990.

 

A Buriti Socioambiental é uma empresa que tem como grande diferencial o enfoque nos estudos de espeleologia, possuindo larga experiência na área, com profissionais qualificados tendo atuado em estudos em todo o Brasil.

 

 

Prospecção Espeleológica

 

Tem por objetivo localizar e quantificar cavidades, identificar e descrever características básicas como posição na paisagem e dificuldades de acesso e da própria cavidade (aspectos geológicos, hidrológicos, biológicos entre outros). 

 

Topografia de Cavidades

 

As cavidades existentes em uma área serão topografadas de acordo com o critério estabelecido pelo Termo de Referência. 

 

Mapas temáticos

 

Alguns dos mapas temáticos elaborados pela Buriti Socioambiental

 

Estudos Bioespeleológicos

 

Os animais que habitam as cavernas apresentam diferentes graus de especializações a este ambiente. A Biologia subterrânea é o ramo da biologia responsável pelo estudo dos organismos que têm nesse ambiente seu habitat.

 

Valoração de cavidades

 

Estudos espeleológicos multidisciplinares (geoespeleologia, bioespeleologia, paleontologia e estudos histórico-culturais) exigidos por lei para proposição do grau de relevância de cavidades, conforme as determinações da legislação vigente e orientações para realização de estudos espeleológicos.

 

Estudo de redução de raio protetivo de cavidades

 

estudo tem como objetivo apresentar os procedimentos que possibilite a conservação da integridade física das cavidades. Entende-se por conservação da integridade física, a preservação da morfologia e da geometria das cavidades.

 

Avaliação para compensação e indenização de cavidades

 

Metodologia para valoração do dano causado em cavidades que sofreram qualquer sorte de alteração negativa sem autorização do Poder Público, atribuindo ao órgão responsável pelo licenciamento no âmbito estadual, mediante assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC.